Os ministros do Turismo do Brasil, Alberto Alves, e da Cultura, Esporte e Turismo do Vietnã, Nguyen Ngoc Thien, aproveitaram a Olimpíada para criar um intercâmbio de experiências entre os dois países. Eles se encontraram na Casa Brasil, espaço do Governo Federal no Boulevard Olímpico. Foi firmada uma parceria para o incremento do setor de viagens dos dois países. O objetivo é aumentar o fluxo de visitantes por meio da troca de experiências.
Entre as áreas de interesse comum, destaca-se o ecoturismo. O Brasil é considerado o número um do mundo no quesito atrativos naturais pelo Fórum Econômico Mundial. Desde o fim dos anos 80, o Vietnã investiu em infraestrutura turística e atualmente oferece ao público diversas opções de hospedagem para distintos públicos.
Em 2013, por exemplo, o Vietnã recebeu 7,5 milhões de turistas, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo. No mesmo ano, o Brasil recebeu pouco menos de 6 milhões de visitantes internacionais. No ano passado, a receita gerada pelo turismo vietnamita totalizou US$ 7,3 bilhões. Aqui no Brasil, o turismo garantiu a entrada de US$ 5,8 bilhões.