A Corsan irá executar três obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre a partir da assinatura da ordem de serviço, feita nesta sexta-feira (18). O investimento é de R$ 53,7 milhões, advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Serão implantadas redes coletoras de esgoto em Alvorada e Esteio e ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto de Cachoeirinha. As obras beneficiam também as cidades de Viamão, Sapucaia do Sul e Gravataí e atingem diretamente 150 mil pessoas. A previsão de conclusão é de dois anos.
As intervenções fazem parte de um conjunto de obras que visa à ampliação do tratamento de esgoto. Na bacia do Rio dos Sinos, o objetivo é saltar dos atuais 18% para 67%. Já na bacia do Rio Gravataí, o projeto prevê um aumento de 24% para 69% de tratamento. O presidente da Corsan, Flávio Presser, estima que os índices serão atingidos em 2020.
Nas obras que foram autorizadas nesta sexta, haverá a implantação de mais de 110 quilômetros de redes coletoras e 14,2 mil ligações domiciliares.