Os aplicativos disponíveis para aparelhos com sistema Android e iOS ajudam no backup de dados e na localização do equipamento perdido, furtado ou roubado. Listamos alguns aplicativos fáceis de usar que podem ser baixados sem custo.
Uso no Android
Com o Wheres My Droid, o usuário consegue estabelecer uma palavra-chave, que quando enviada por SMS de outro dispositivo, desativa o modo silencioso e ativa um beep. Esse app serve muito mais para aqueles que costumam esquecer onde deixam o aparelho.
Uso no Android e iOS
Após baixa esse aplicativo, é necessário fazer um cadastro com senha secreta no site. No caso de esquecimento do celular na bolsa, por exemplo, basta entrar no computador mais próximo e enviar um SMS por meio do site com a palavra alarm. Imediatamente, um beep começa a disparar no celular. Em caso de perda, é só enviar um SMS com a palavra lock, o aparelho ficará bloqueado. Se for caso de roubo ou furto, o envio de missing, além de bloquear todos os comandos, o aparelho envia relatórios a cada 20 minutos com o rastreamento em tempo real, que funciona mesmo havendo troca de chip.
Uso no Android
Com o cadastro prévio do aparelho no site, esse aplicativo faz um pouco de tudo: bloqueia o celular, apaga os dados quando solicitado, ativa o GPS para localização do aparelho, acessa mensagens de texto e ainda envia um histórico de ligações efetuadas depois da perda e status da bateria. O recurso mais interessante, porém, é a ativação da câmera para que o usuário consiga ver quem está usando o aparelho. Esse dispositivo já fez muita gente recuperar o aparelho roubado.
Uso no IOS / Gratuito para até 5 GB de armazenamento
Os usuários de dispositivos IOS têm em mãos uma ótima ferramenta de backup de dados. O iCloud, antigamente conhecido por Mobile.me, é um reservatório online para seus e-mails, contatos, calendário, músicas, e-books, fotos, documentos e praticamente tudo o que estiver em seu aparelho Apple.
O recurso está disponível para usuários no site da Apple e também faz parte do pacote iCloud. A localização do iPhone, iPad, iPod e de outros dispositivos Apple é feita via GPS, embora não seja tão eficiente quanto os demais aplicativos com a mesma função.
Quando os serviços de localização no Windows Phone são ativados, os aplicativos podem usar a localização para oferecer experiências mais ricas e até mesmo para ajudar o usuário a realizar tarefas com base nessa informação. O usuário, inclusive, pode autorizar individualmente cada aplicativo a usar a localização, seja no momento da instalação ou quando usá-lo pela primeira vez.