Uma quebra nos protocolos de segurança contra o vírus ebola pode ter causado a contaminação de uma enfermeira do Hospital Presbiteriano no Texas. Foi possivelmente durante a remoção de equipamentos de proteção após o tratamento de um paciente infectado. Nessa tarde, o segundo exame feito confirmou a doença.
Todos os profissionais de saúde que ajudaram a cuidar Thomas Duncan, que morreu na semana passada, foram expostos ao vírus. Os principais aeroportos dos Estados Unidos reforçaram os cuidados com passageiros oriundos da África Ocidental.
Em comunicado, o presidente Barack Obama determinou que seja feita o mais rápido possível uma investigação à "aparente" falha nos protocolos de controle de infecção. Ele pediu ainda que as autoridades federais de saúde tomem medidas adicionais "imediatas" para garantir que os hospitais em todo o país estejam preparados para seguir os protocolos adequados no tratamento do vírus.
Novo caso suspeito
Uma clínica médica de Massachusetts chegou a ser fechada hoje (12), depois que um paciente que viajou recentemente para a Libéria procurou ajuda. Ele foi levado para um hospital em Boston. As autoridades norte-americanas não deram mais detalhes.