Ainda não existe previsão para que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) encaminhe uma licitação para recuperar a estrutura de estações de monitoramento da qualidade do ar. Das nove pertencentes ao órgão, seis não funcionam desde 2010 e, inicialmente, apenas duas serão recuperadas. Serão precisos R$ 2,3 milhões para a compra de novos equipamentos em substituição aos hoje considerados obsoletos. O prazo era realizar a recuperação até dezembro deste ano.
Hoje a fundação tem medição do nível de poluentes apenas em Gravataí, Canoas e Sapucaia do Sul. Com os novos equipamentos, uma estação será recuperada e colocada fixa na Rua da Conceição, ao lado da rodoviária, e outra será móvel atendendo diversos municípios. A central de recebimento das informações também passará por mudanças.
Segundo a Fepam, o projeto ainda depende da autorização orçamentária do estado para que a licitação, que já está pronta, possa ser lançada. A Radio Gaúcha fez contato com a Secretaria da Fazenda e com a divisão orçamentária do Estado, mas devido a uma reunião que está em andamento, não obteve respostas.