O governador do Estado, Tarso Genro, decretou nesta sexta-feira (07) luto oficial de três dias por causa da morte do ator e músico gaúcho Nico Nicolaiewsky. Ele morreu na madrugada de hoje, aos 56 anos. O ator estava internado no Hospital Moinhos de Vento para tratamento de leucemia.
"Porto Alegre e o Rio Grande estão tristes com a morte do grande músico e ator Nico Nicolaiewsky. Momento de um doloroso luto", afirmou o governador Tarso Genro em sua conta no Twitter.
O velório de Nico Nicolaiewsky será realizado hoje à tarde, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A família pediu autorização à direção do teatro para realizar o velório no local. A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, disse que concordou imediatamente, como forma de homenagear o artista gaúcho.
"Imediatamente concordamos porque afinal foram 29 anos do fenômeno Tangos e Tragédias no Theatro São Pedro. Há 29 anos eles lotavam essa casa do primeiro ao último dia, e sempre com sucesso total", afirmou Eva Sopher à Rádio Gaúcha.
Há quase 30 anos, o Theatro São Pedro recebia, em janeiro, o espetáculo Tangos & Tragédias, protagonizado por Nicolaiewsky e Hique Gomez.
O enterro do ator ainda não tem horário confirmado. Conforme a tradição judaica, o corpo deve ser enterrado hoje até as 17h, ou amanhã (sábado) a partir das 21h.