Se você está com dificuldades para encontrar presentes na última hora para algum familiar neste Natal nas lojas da Capital, saiba que para os lojistas encontrar um Papai Noel é muito mais difícil. Muitos estabelecimentos infelizmente ficaram sem ter o bom velhinho neste ano por não conseguir preencher a vaga de Noel.
Segundo o Papai Noel Zé Carlos Costa, que percorre as lojas da Rua da Praia, a dificuldade é tanta dos lojistas em encontrar o personagem, que ele planeja criar uma escola de Papais Noéis para atender os lojistas em Porto Alegre em 2014.
“Vejo muitos empresários batalhando para encontrar um Papai Noel aqui no Centro. No ano que vem vou criar uma escola de Papais Noéis para qualificar e acharmos um perfil. É uma escolha muito criteriosa”, explica o Papai Noel Zé Carlos Costa.
Para o Papai Noel do shopping Iguatemi, Antônio Carlos Proster, não é apenas um profissão e sim uma vocação.
“A preparação começa já em julho. Deixo minha barba crescer, não corto mais o cabelo, e procuro sempre dar uma passada no salão para deixar a barba e o cabelo ainda mais branquinhos, como no Polo Norte”, sorri.
A diretora de Recursos Humanos, responsável por uma agência de empregos na Capital explica como é a escolha dos papais noeis para atuar nos shoppings de Porto Alegre. Livia Barbosa, diz que a maior dificuldade é encontrar idosos acima dos 60 anos, com barba e cabelo longo branco e que não se importe com o calor. Ela diz que nem crianças, nem adultos gostam de falsos Papais Nóeis que usam mascaram, por isso a demora na busca do perfil.
“É umas das profissões mais complicadas de se encontrar. E olha que um Papai Noel ganha bem na Capital. O salário varia de R$ 2 a R$ 5 mil", revela.
O Papai Noel do Centro, Zé Costa, se prepara o ano inteiro pra ser o bom velhinho. Deixa a barba e o cabelo crescer, e quando chega dezembro vai até no salão de beleza dar um tom mais branco. São quase dez mil reais em 40 dias. Pra quem acredita em Papai Noel, ele diz ser o personagem mais antigo da Capital da Gaúcha.
"Faz 40 anos que atuo nesta profissão, e nada pode ser mais gratificante do que trabalhar com sonhos de crianças", admite.