Em meio aos caminhões, aos congestionamentos, e abaixo de um calor forte, no Litoral Norte catarinense, um casal pedala no acostamento. Nas bicicletas, toda a bagagem necessária: roupas, ferramentas, mapas e muita água.
O chef de cozinha Sérgio Rodrigues, 56 anos, e a professora Elisa Nunes de Freiras Rodrigues, 50, começaram a pedalar no ano 2000, em São Bernardo do Campo (SP), onde residem. De uns anos para cá, deixaram de pedalar somente em trechos curtos e resolveram sair pelo Brasil em cima das bicicletas.
"A gente decide um lugar e vai de ônibus, com as bicicletas na bagagem. Quando chegamos, ficamos uns dias para conhecer o lugar e depois retornamos até casa", explica Sérgio.
Desta vez, o destino inicial foi a cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Após alguns dias de descanso, eles desceram as curvas perigosas e turísticas da Serra do Rio do Rastro, seguiram pela BR-282 e depois passaram a noite em Tubarão. Nesta manhã, seguiram pela BR-101, até Laguna.
A distância entre Bom Jardim da Serra e São Bernardo do Campo é de pouco mais de 900 quilômetros.
"Não temos a data exata de quando chegarem até São Paulo. Depende muito do tempo. As vezes chove e não pedalemos. Basicamente, se o tempo é bom, pernoitamos num hotel e pedalamos de dia", conta Elisa.