A Policia Federal realiza nesta manhã a Operação Esculápio para comprovar um esquema de uso de diplomas e documentos falsos por parte de médicos em 14 estados brasileiros. A polícia cumpre 41 mandados de busca e apreensão. No Rio Grande do Sul, a ação ocorreu em São Leopoldo.
Duas pessoas investigadas na Operação já atuavam ilegalmente como médicos na Bahia e Amazonas. Segundo a Polícia Federal, eles deverão responder por exercício ilegal da profissão.
A investigação começou depois que a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) manteve contato com universidades da Bolívia. As instituições confirmaram que entre os inscritos no programa de revalidação do diploma da Universidade, 41 pessoas nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas universidades. Ao analisar os documentos encaminhados pela UFMT, a Polícia Federal constatou que, dos 41 inscritos no programa de revalidação, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam sub-rogado outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos.
Os acusados serão intimados para prestar esclarecimentos e poderão ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.
Investigados não tentaram o Revalida
Conforme a Polícia Federal, os 41 médicos investigados teriam fraudado documentos para obter o reconhecimento da sua formação em medicina pela UFMT. Eles não teriam sido submetidos à prova do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira). Os suspeitos teriam somente tentado validar os seus diplomas por meio da aprovação da Universidade do Mato Grosso, a fim de atuar profissionalmente no Brasil.
Esculápio
A operação recebeu esse nome porque Esculápio é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana.
Gaúcha
Polícia Federal combate fraude na revalidação de diplomas de medicina em 14 estados
Duas pessoas atuavam ilegalmente como médicos na Bahia e Amazonas
Marcela Panke
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: