Apenas um em cada quatro municípios que fazem parte da Bacia do Rio dos Sinos aumentou o tratamento de esgoto nos últimos dez anos. São Leopoldo e Gramado tiveram as maiores elevações. O índice médio atualmente é de 4,18%. Vinte e dois dos 32 municípios que dependem do rio tem tratamento ZERO de esgoto, de acordo com levantamento feito pela Rádio Gaúcha. A reportagem percorreu de barco o Sinos e flagrou nas águas sacos plásticos, latas de cerveja e animais mortos. O rio foi considerado em recente pesquisa do IBGE o mais poluído do Rio Grande do Sul e o quarto do Brasil. Em 2006, 90 toneladas de peixes foram encontrados mortos no Sinos. Entre os motivos, o vazamento de chorume de uma central de resíduos industriais e o baixo índice de tratamento do esgoto, como destaca o coordenador-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Gilmar Grub.
"O maior problema que a gente constata no Rio dos Sinos é o esgoto doméstico. A grande maioria das cidades ao longo da Bacia do Sinos não trata", lamenta Grub.
Confira na tabela abaixo os percentuais de tratamento de esgoto nos municípios que fazem parte da Bacia do Rio dos Sinos.
Gaúcha
Rios Poluídos: Apenas 25% dos municípios da Bacia do Sinos aumentaram tratamento de esgoto em 10 anos
Maiores elevações ocorreram em São Leopoldo e Gramado
Eduardo Matos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project