Sem prorrogação de contratos e novas concessões. Mas a cobrança de pedágio vai continuar. Na contramão do que vem sendo feito pelo Governo Federal, o governo Tarso Genro decidiu criar uma empresa pública para administrar as estradas que hoje estão sob manutenção e conservação privada. Caso não haja decisões judiciais contrárias, a Empresa Gaúcha de Rodovias assume os primeiros 400 quilômetros de estradas estaduais em 16 abril, nas regiões metropolitana, serra e Vale do Taquari. ¿Nosso plano inicial é que manter as estradas no mesmo estado de conservação, que é médio, e reduzir a tarifa, o que já será um grande benefícios aos usuários¿, defende o governador Tarso Genro.
Os pedágios vão continuar na maioria dos 820 quilômetros de estradas estaduais atualmente concedidas, mas o governo promete tarifas 30% mais baixas. ¿Não acredito que a EGR seja a solução, é um paliativo de curto prazo¿, avalia o especialista em transportes e infraestrutura, Luiz Afonso Sena.
No caso das rodovias federais concedidas, a União decidiu por não cobrar mais pedágio. Toda a manutenção e investimentos ficarão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e um pregão eletrônico já foi realizado para contratar as empresas que vão realizar o serviço.
Produção e reportagem de Alvaro Andrade e Eduardo Matos, com sonoplastia de Rogério Barbosa.
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