O presidente Nicolás Maduro fez juramento como presidente interino da Venezuela. Ele deverá convocar as novas eleições. O Tribunal Supremo de Justiça decidiu que Maduro pode ser candidato sem se afastar do cargo. O provável candidato da oposição, Henrique Caprilles, classificou a posição do judiciário como fraude.
A nova eleição deve ocorrer em abril, mas a campanha já começou. Os chavistas aproveitam os atos fúnebres de Hugo Chávez para reforçar a imagem de Maduro. Nas filas para entrar na Academia Militar, local do velório, foram distribuídos planfletos lembrando que Chávez escolheu Maduro para sucessor. Até uma música já surgiu. Os chavistas cantam: ¿com Chávez e Maduro, o povo está seguro¿.
A oposição mantinha período de silêncio após morte do presidente. A partir de agora, vai começar a campanha contra o chavismo. A tarefa de tirar a esquerda do poder é difícil. Os analistas políticos acreditam que os votos de Chávez migram automáticamente para Maduro. Caprilles perdeu a eleição para Chávez em 2012, mas fez votação considerada expressiva, com 45%.
Na tarde de sexta-feira, ocorreu cerimônia de honras fúnebres de Chávez na Academia Militar, com participação de chefes de estado. A presidente brasileira Dilma Rousseff não ficou na cerimônia. Ela voltou ao Brasil na madrugada após ir ao velório. As filas em frente à Academia Militar ainda são de três a quatro quilômetros. As pessoas ficam mais de 24 horas à espera. O velório continuará aberto ao público por pelo menos mais sete dias.
A reportagem da Gaúcha ouviu eleitores a favor e contra o governo Chávez. Veja o que dizem como pontos positivos e negativos. Os dois lados de um presidente que está entre o amor e o ódio na Venezuela.
Chavistas
- Construção de moradias, programas de distribuição de alimentos, acesso à saúde e à educação, transporte barato, gasolina de ¿regalo¿ (50 litros, por exemplo, custam menos de U$ 1 dólar)
Opositores
- Sem transparência, corrupção grande, inflação,violência urbana, imposição de uma visão política
Gaúcha
Maduro assume como presidente interino e esquenta clima eleitoral na Venezuela
Nova eleição de ve ocorrer em abril
Leandro Staudt
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: