O prefeito José Fortunati anunciou nesta manhã a retomada do projeto para construção permanente do Complexo Cultural do Porto Seco. A construção das arquibancadas fixas do Porto Seco, uma das principais exigências dos carnavalescos, vai começar ainda no primeiro semestre de 2013. A cerimônia reúne as entidades carnavalescas e representantes das escolas de samba no Paço Municipal.
De acordo com o prefeito, o projeto das arquibancadas fixas vai, finalmente, sair do papel através de uma parceria público-privada. ¿Neste primeiro semestre, vamos construir os dois primeiros módulos de arquibancadas no Porto Seco, que serão suficientes para acomodar 5 mil pessoas, com a finalização de todo o projeto que terá 9 módulos, o Porto Seco terá a capacidade para 20 mil pessoas e poderá ser usado durante todo o ano, dando vida também além do período de carnaval¿, falou o prefeito para a reportagem da Rádio Gaúcha.
Além do plano arquitetônico, agora serão orçados também os projetos complementares da rede elétrica, hidráulica e de prevenção contra incêndios. Lembrando que o projeto da estrutura definitiva do Sambódromo nunca decolou. Desde a inauguração do Porto Seco, em 2004, as arquibancadas e a instalação de geradores é refeita todo o ano. Outra reforma será na parte da iluminação. Serão 28 torres de 15 metros, abastecidas por 8 geradores limpos, não poluentes, no novo projeto.
Também será reforçado o projeto do Centro de Hospitalidade, que é um camarote coberto, com capacidade para 350 pessoas, entrada individual e que fica na concentração. O objetivo do local é abrigar os destaques das escolas para que possam assistir aos desfiles. Outra inovação do projeto é o Butekão do Samba, que ficará ao lado da praça de alimentação, fora da avenida. Para entrar no local será cobrada uma entrada separada do valor pago pelo ingresso do Porto Seco. A atração terá capacidade para 3 mil pessoas. Uma banda de pagode será responsável por animar o ambiente.
* As informações são do repórter Voltaire Santos
Gaúcha
Prefeito José Fortunati anuncia a construção das arquibancadas fixas do Porto Seco
Obras vão começar ainda no primeiro semestre de 2013
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: