O corte de dezenas de árvores na avenida Presidente João Goulart, em frente a Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre, causou protestos de moradores. Em cima das árvores que restaram eles mostraram a indignação pelo corte de mais de 100 árvores, algumas com mais de 50 anos.
O corte é autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) para as obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Conforme a Smam, o corte é legalizado e segue todos os trâmites necessários, embora o titular da pasta, Luiz Fernando Záchia, admita que algumas pessoas podem não ter sido informadas de maneira adequada.
O protesto fez a secretaria de Gestão da prefeitura paralisar temporariamente o corte. Segundo o engenheiro Rogério Baú a paralisação não significa um recuo, é apenas um tempo para que a população se familiarize com a situação.
De acordo com a prefeitura, as remoções serão compensadas com o plantio de 401 mudas em diferentes locais da cidade. Após a conclusão das obras viárias na avenida, um projeto de arborização específico será desenvolvido para a Edvaldo Pereira Paiva.
Confira os locais que receberão os plantios compensatórios*
- Avenida Oswaldo Aranha ¿ 100 mudas
- Rua da República ¿ 08 mudas
- Parque Farroupilha ¿ 80 mudas
- Rua Lopo Gonçalves ¿ 08 mudas
- Avenida Jerônimo de Ornellas ¿ 10 mudas
- Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ¿ 60 mudas
- Avenida Independência - 20 mudas
- Rua Washington Luiz ¿ 10 mudas
- Rua Garibaldi ¿ 05 mudas
- Rua Santo Antônio ¿ 60 mudas
- Viaduto Otávio Rocha ¿ 26 mudas
- Centro Histórico ¿ 14 mudas em substituição a espécies secas
* Fonte: prefeitura