Uma grande tempestade de inverno trouxe fortes nevascas e chuvas congelantes para grandes áreas do leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira (6), interrompendo as viagens e o trabalho de milhões de americanos, do Vale do Ohio à capital Washington.
Cerca de 300 mil pessoas ficaram sem eletricidade, do Missouri a Kentucky e Virgínia, enquanto mais de 1.500 voos foram cancelados e centenas atrasados, segundo os sites Poweroutage.us e FlightAware.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) previu até 30 centímetros de neve em Washington, onde o Congresso se prepara para avançar com a certificação da vitória eleitoral do republicano Donald Trump, quatro anos depois de os seus apoiadores terem invadido o Capitólio dos Estados Unidos para tentar anular sua derrota em 2020.
As casas coloridas e as ruas arborizadas da capital já estavam cobertas de branco na madrugada desta segunda-feira, enquanto os moradores caminhavam pela neve em uma cidade que raramente enfrenta condições tão invernais.
O presidente da Câmara de Representantes, Mike Johnson, pediu "participação total" na sessão conjunta do Congresso, independentemente das condições climáticas. A reunião dos legisladores está marcada para esta segunda-feira, às 13h00 (15h00 no horário de Brasília).
A tempestade moveu-se para o leste depois de trazer condições de nevasca a estados como Kansas e Missouri.
"A neve virou gelo em todo o estado, causando cortes de energia e condições de estradas mais perigosas. As equipes de transporte estão trabalhando arduamente para liberar as estradas para as equipes de serviços públicos e as viagens de emergência", alertou o governador do Kentucky, Andy Beshear, pedindo aos moradores que ficassem em casa.
Um vídeo publicado pelo Weather Channel no domingo mostrou carros derrapando em estradas cobertas de gelo e caminhões batendo em barreiras à beira de uma estrada no Kansas.
O NWS alertou que as tempestades também podem afetar estados do sudeste, com possibilidade de granizo e tornados, e que acúmulos de até 1,3 centímetro de gelo em algumas áreas, assim como danos generalizados às árvores por fortes rajadas de vento, podem causar "quedas de energia prolongadas".
As temperaturas deverão cair, em alguns locais, para menos de -18ºC, enquanto fortes rajadas de vento agravam os perigos.
Outra grande preocupação é a chuva gelada e o granizo. Uma espessa camada de gelo tornará as viagens perigosas, derrubando árvores e linhas de energia, alertaram as autoridades.
Os governadores de Kentucky, Missouri, Virgínia e Maryland declararam estado de emergência em seus estados e recorreram às redes sociais para alertar os moradores a ficarem em casa.
* AFP