Cissy Houston, mãe da cantora Whitney Houston e ganhadora do Grammy, morreu aos 91 anos, segundo informou sua nora em comunicado nesta segunda-feira (7). De acordo com o Hollywood Reporter, ela estava cercada por sua família nos Estados Unidos, onde morava e se tratava do Alzheimer.
"Parte o meu coração anunciar o falecimento hoje de minha amada rainha Cissy Houston! Por favor, tenham a família Houston em suas orações", escreveu Pat Houston no Instagram.
Nascida como Emily Drinkard, Cissy Houston cantava soul e gospel. Teve uma carreira de sucesso como vocal de apoio para artistas do calibre de Elvis Presley, Aretha Franklin e Dionne Warwick, inclusive como parte do popular grupo The Sweet Inspirations.
Além de ser mãe da cantora Whitney, era tia das também artistas Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, e prima da famosa cantora de ópera Leontyne Price.
Cissy Houston gravou centenas de canções de todos os gêneros, e sua voz foi incluída em temas de artistas tão diversos quanto Jimi Hendrix e Beyoncé.
Como solista de gospel, no final da década de 1990, obteve dois prêmios Grammy pelos álbuns Face to Face e He Leadeth Me.
Sua filha Whitney foi uma das artistas musicais dos Estados Unidos que mais venderam discos em todos os tempos. Sucessos como I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) e I Will Always Love You engrandeceram sua extraordinária voz.
Whitney Houston morreu na véspera da premiação do Grammy em 2012, aos 48 anos.