As votações para presidente dos Estados Unidos já começaram na Geórgia, um dos Estados decisivos para o fechamento da eleição. As informações são do g1.
Na eleição americana, alguns Estados fazem a votação antecipada, que pode ser feita pelo correio ou presencial. Oficialmente, as eleições em todo o país começam daqui a três semanas, no dia 5 de novembro.
A Geórgia é um dos sete Estados considerados decisivos nesta eleição. São os poucos Estados onde as projeções indicam uma disputa muito apertada entre Donald Trump e Kamala Harris.
Contagem de votos
Em setembro, a junta eleitoral da Geórgia, liderada por uma maioria pró-Trump, emitiu uma medida que exigia a contagem manual dos votos nos condados.
Porém, na terça-feira (15) o juiz Robert McBurney, do Tribunal Superior do condado de Fulton também da Geórgia, bloqueou essa medida. Para o magistrado, a nova regra afetaria o processo eleitoral.
— Qualquer coisa que acrescente incerteza e desordem ao processo eleitoral prejudica os cidadãos — destacou.
As autoridades da Geórgia afirmaram ainda que a medida era supérflua, pois existem máquinas que fazem a contagem, e também poderia semear dúvidas ao atrasar o processo e abrir espaço para desinformação.
Em outra decisão, o mesmo juiz determinou na segunda-feira (14) que os membros da junta eleitoral local devem certificar os resultados, uma medida que pode afetar a próxima disputa presidencial.