O capotamento de um caminhão-tanque que transportava mais de 100 mil filhotes de salmões para uma ação conservacionista no Estado do Oregon, nos Estados Unidos, poderia ser uma tragédia. Mas por uma situação descrita como uma espécie de milagre, 77 mil deles acabaram sendo arremessados em um riacho que pode levá-los ao destino final pretendido: o Oceano Pacífico.
O capotamento aconteceu em 29 de março em uma curva fechada, durante o transporte dos animais até um berçário artificial no Rio Imnaha, no norte do Estado, de onde seguiriam para o Oceano Pacífico. A condução dos peixes integra um programa de reposição do estoque da espécie em represas estaduais.
Em um comunicado divulgado à imprensa, o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Oregon informou que o caminhão transportava 102 mil filhotes de peixes, sendo que 25 mil deles morreram no acidente. O motorista sofreu apenas ferimentos leves.
O salmão do tipo Chinook está em perigo devido à seca que atingiu o oeste estadunidense nos últimos anos. Além de repovoar a espécie na região, a iniciativa também busca favorecer a pesca pelas tribos nativas.
O risco de extinção ocasionou proibição da pesca de salmão na Califórnia e em grande parte do Oregon no ano passado. A definição deve seguir até o fim desse ano. Segundo as autoridades locais, o acidente "não deve ter nenhum impacto sobre nossa capacidade de coletar futuros reprodutores ou manter metas de produção total no futuro".