Milhares de pessoas se manifestaram, neste sábado (9), em Londres, na Inglaterra, e em Paris, na França, para exigir um cessar-fogo em Gaza, após pouco mais de cinco meses de uma guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Na capital britânica, os manifestantes, convocados pelo grupo Campanha de Solidariedade com a Palestina, partiram da praça central do Hyde Park Corner em direção à embaixada dos Estados Unidos.
— Continuaremos protestando até que um cessar-fogo seja estabelecido e até que o Reino Unido ponha fim à cumplicidade com a opressão exercida por Israel ao longo de décadas sobre o povo palestino — declarou o organizador da marcha, Ben Jamal, antes do protesto.
Sob uma maré de bandeiras palestinas, alguns participantes entoavam o slogan "Livre, Palestina livre" e exigiam um cessar-fogo "agora", denunciando os mais de 30 mil mortos pelos bombardeios israelenses, segundo as autoridades de Gaza, governada pelo Hamas.
Já em Paris, a manifestação reuniu 11,5 mil manifestantes, segundo a polícia, mas uma organizadora disse que a participação chegou a 60 mil pessoas.
Respondendo ao apelo do coletivo Emergência Palestina, apoiado pelo partido França Insubmissa (LFI, extrema esquerda), os manifestantes levantaram cartazes "SOS Gaza" e bandeiras palestinas.