A saúde do papa Francisco "melhora progressivamente" depois que o pontífice passou a noite no Hospital Gemelli, de Roma, onde "leu alguns jornais e voltou ao trabalho", anunciou nesta quinta-feira (30) a Secretaria de Imprensa do Vaticano.
"Sua Santidade, o papa Francisco, descansou bem durante a noite. O quadro clínico melhora progressivamente, e os tratamentos previstos continuam. Esta manhã, depois do café da manhã, leu alguns jornais e voltou ao trabalho", afirmou em um comunicado o porta-voz do pontífice, Matteo Bruni.
Francisco, 86 anos, está internado desde quarta-feira (29) com uma "infecção respiratória". As audiências previstas para quinta e sexta-feira (31) foram canceladas para receber tratamento adequado, segundo a Santa Sé.
"Antes do almoço, ele foi à capela do apartamento privado, onde se recolheu em oração e recebeu a Eucaristia", relata o comunicado oficial.
O pontífice está no 10º andar do hospital romano, totalmente reservado para os papas e apelidado de "Vaticano 3" pelas sete vezes em que esteve internado João Paulo II, falecido em 2005.
O anúncio da inesperada hospitalização de Francisco levantou fortes dúvidas sobre o real estado de saúde do primeiro papa latino-americano da história, que, nos últimos dias, vinha se queixando de dificuldades respiratórias.