Dois bombeiros morreram nesta sexta-feira (18) após colidir seu veículo com um avião da Latam que decolava do aeroporto de Lima, no Peru. As operações no principal terminal aéreo do país foram suspensas até às 13h locais (15h de Brasília). A Lima Airport Partners, operadora do aeroporto internacional da capital peruana, lamentou o ocorrido por meio de nota.
"A Lima Airport Partners lamenta profundamente a perda da vida de dois membros do Corpo de Bombeiros Aeronáuticos no acidente ocorrido nesta tarde, entre um carro de bombeiros e a aeronave que servia o voo LA2213, que fazia a rota Lima-Juliaca”, informou.
Pelas redes sociais, a companhia aérea Latam também se manifestou sobre o caso. A empresa informou que foi iniciado um "plano de emergência" para prestar assistência imediata aos passageiros e tripulação a bordo.
A concessionária do aeroporto de Lima informou que os voos estão sendo desviados para o Aeroporto de Pisco (250 km ao sul de Lima), de acordo com os protocolos aeronáuticos. O fechamento temporário impacta as operações internacionais da Latam em voos hemisféricos, especialmente para a América do Norte, já que Lima é um hub de conexões para a companhia aérea do sul.
Choque entre avião e veículo dos bombeiros
Imagens de vídeo transmitidas por emissoras de televisão locais mostram quando o carro de bombeiros foi atingido pelo avião, um Airbus A320 da Latam, que provocou chamas e estragos na parte traseira da aeronave.
"Após a denúncia de dois bombeiros aeronáuticos falecidos e um ferido, o Ministério Público busca esclarecer os fatos a respeito dos possíveis crimes de homicídio culposo e lesões culposas”, disse a promotoria peruana.