Um robô projetado para executar jogadas de xadrez quebrou o dedo de um menino de sete anos durante uma partida realizada na terça-feira (19) em Moscou, na Rússia. As informações foram fornecidas por Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, à Agência estatal de notícias Tass Media e reproduzidas pela CNN Brasil.
Segundo Sergey, o incidente ocorreu no Moscow Chess Open, momentos após a criança, cujo nome não foi divulgado, ter apressado o robô. Quatro adultos precisaram ajudar o menino a desprender o dedo da máquina. Em seguida, a criança foi levada para atendimento médico.
O presidente da Federação explicou que, logo após um jogador fazer o devido movimento, é preciso aguardar um tempo para que o robô consiga responder à ação. No caso do menino, não houve espera e, por conta disso, a máquina acabou falhando e agarrando o dedo da criança.
Lazarev informou na quinta-feira (21) que o menino foi atendido e está com o dedo engessado. Com isso, no dia seguinte, ele conseguiu voltar a jogar e finalizar as últimas partidas do torneio. Alguns voluntários o ajudaram a registrar as jogadas.
De acordo com Sergey, a máquina foi alugada pela Federação de Xadrez e é utilizada em muitos lugares por especialistas. A Federação garantiu que está estudando o caso e que está pressionando os responsáveis pela tecnologia para que o incidente não volte a ocorrer.
— Vamos nos coordenar para entender o que aconteceu e tentar ajudar (a família) da maneira que pudermos. E os operadores do robô, aparentemente, terão que pensar em reforçar a proteção para que tal situação não volte a acontecer — disse Lazarev a Tass Media.
Imagens do incidente foram registradas em vídeo e viralizaram nas redes sociais: