O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse na sexta-feira (1º) que as forças russas estão deixando para trás "um desastre completo" ao se retirarem do norte do país, incluindo cidades nos arredores de Kiev, e alertou os moradores para tomarem cuidado com mais bombardeios russos e minas terrestres.
— Eles estão colocando minas em todo o território, em casas, equipamentos e até nos corpos de pessoas que foram mortas — disse ele em seu discurso noturno em vídeo.
O ucraniano pediu aos moradores que esperem para retomar suas vidas normais até que tenham certeza de que as minas foram limpas e o perigo de bombardeios passou. Zelensky alertou para batalhas difíceis à frente, na medida que os russos redistribuem tropas no leste da Ucrânia.
Zelensky disse que conversou com o presidente francês Emmanuel Macron por telefone e com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, durante sua visita a Kiev.
— A Europa não tem o direito de ficar calada sobre o que está acontecendo em nossa Mariupol — disse ele. —O mundo inteiro deveria responder a essa catástrofe humanitária — apontando que 3.071 pessoas conseguiram deixar Mariupol na sexta-feira.