Dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de gasolina em território russo, na região de Belgorod, informou o governador local nesta sexta-feira (1º). Contudo, o governo da Ucrânia ainda não se manifestou a respeito do ataque que, se confirmado, será o primeiro do tipo feito pela aviação do país.
O local fica 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana atacada pelas tropas russas desde o início da ofensiva.
"Aconteceu um incêndio no depósito de petróleo devido a um bombardeio efetuado por dois helicópteros militares ucranianos, que entraram no território russo voando a baixa altitude", afirmou Vyacheslav Gladkov no Telegram.
Em outra mensagem, o governador afirmou que os bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio e que dois funcionários do depósito ficaram feridos, mas não há informação sobre mortos até o momento. O ministério russo de Situações de Emergência informou que 170 funcionários seguiram para o local.
A pasta divulgou um vídeo que mostra os bombeiros tentando apagar as chamas. Também confirmou o balanço de dois feridos. O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.
O diretor de uma gráfica que fica perto de Belgorod, Konstantin Lakhnov, afirmou que a empresa dele foi atingida pelos disparos.
— Helicópteros lançaram foguetes contra nós... as janelas estão danificadas, o equipamento está destruído ou danificado... o teto foi danificado — declarou à agência estatal russa TASS.
Após o ataque, a imprensa local mencionou filas de veículos em postos de gasolina, mas o ministro da Energia, Nikolai Shulgunov, garantiu que a região não vai enfrentar falta de combustível. Vídeos supostamente gravados em Belgorod e divulgados nas redes sociais mostram um helicóptero lançando mísseis e, depois, a explosão.
Rússia afirma que ataque afetará negociações
O Kremlin afirmou que o ataque executado por helicópteros ucranianos em território russo contra um depósito de combustível afetará as negociações bilaterais para acabar com a guerra.
— Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações — afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa.
O ataque ucraniano ocorre depois da Rússia ter afirmado, repetidamente, que tem controle total do espaço aéreo na Ucrânia, onde está realizando o que chama de operação militar especial. Nesse sentido, o Kremlin indicou que continua sendo assim.
— O controle do céu durante a operação militar especial é um fato absoluto. Em relação ao incidente (de Belgorod), caberá às nossas Forças Armadas avaliá-lo — acrescentou Peskov.