O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (18), em entrevista coletiva na Casa Branca, estar convencido de que a Rússia atacará a Ucrânia nos próximos dias.
— Acreditamos que as forças russas pretendem atacar a Ucrânia nos próximos dias, que vão atacar Kiev, onde tem milhões de pessoas inocentes — declarou.
Biden enfatizou que o presidente russo, Vladimir Putin, está decidido a invadir a Ucrânia:
— A partir deste momento, estou convencido de que ele tomou a decisão.
Biden disse que os Estados Unidos, ao lado de aliados, estão mobilizados para fazer o que for possível para evitar que a Rússia invada o país vizinho, mas que se houver guerra, todos estão preparados para a defesa ucraniana:
— Ainda há tempo de se evitar a guerra, não é tarde para isso, podemos voltar à mesa de negociações. Mas se houver algum ataque, vamos fechar a porta da diplomacia, terão escolhido a guerra.
Biden disse que as informações que circulam de que o governo ucraniano teria promovido ataques a grupos separatistas carecem de evidências:
— Houve ataque que dizem que foi feita pela Ucrânia, o que é mentira. Desinformação ao público russo pelos separatistas, dizendo que Ucrânia prepararia ataque violento. O governo ucraniano jamais faria neste momento, com 190 mil soldados russos em sua fronteira
Segundo Biden, os russos sempre usaram a estratégia de "armar acusação falsa para atacar a Ucrânia":
— Mas as forças ucranianas não têm mordido a isca para entrar na guerra.