A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou pelo Twitter neste sábado (19) que, se a Rússia invadir a Ucrânia, "os EUA e os principais parceiros irão impor custos econômicos significativos e sem precedentes".
De acordo com a CNN, Harris reforçou a fala em um discurso altamente esperado na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, da qual ela participa, reiterando que em caso de invasão a resposta será "rápida, severa e unida". os parceiros dos Estados Unidos a que ela se refere são os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Harris reforçou o discurso do presidente Joe Biden, que concedeu uma entrevista coletiva na Casa Branca na sexta (18).
Na Casa Branca, Biden disse estar convencido de que o presidente russo, Vladimir Putin tomou a decisão de invadir a Ucrânia.
Biden reforçou ainda que os Estados Unidos, ao lado de aliados, estão mobilizados para fazer o possível para evitar o conflito, mas que se houver guerra, todos estão preparados para a defesa ucraniana.