A Casa Branca informou nesta segunda-feira (21) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinará uma ordem executiva com sanções contra os territórios ucranianos de Luhansk e Donetsk. A medida se dá após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer nesta segunda a independência dos dois territórios separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia.
A decisão proibirá novos investimentos, comércio e financiamento americano nas duas províncias separatistas, segundo um comunicado da porta-voz do governo, Jen Psaki. A ordem executiva fornecerá autoridade para impor sanções a qualquer pessoa determinada a operar nas áreas de Donetsk e Luhansk.
"Previmos um movimento como esse da Rússia e estamos prontos para responder imediatamente", diz a nota. "Também anunciaremos, em breve, medidas adicionais relacionadas à flagrante violação de hoje (segunda-feira) dos compromissos internacionais da Rússia."
Segundo a Casa Branca, tais ações são separadas e seriam adicionais às medidas "econômicas rápidas e severas" que estão sendo preparadas em coordenação com os aliados e parceiros caso a Rússia invada ainda mais a Ucrânia.
Ainda de acordo com o comunicado, a administração segue em contato com aliados e a Ucrânia para observar os próximos passos e sobre a escalada contínua da Rússia ao longo da fronteira.
As novas decisões elevam ainda mais a tensão na região da Ucrânia.