Ao menos duas fortes explosões foram ouvidas nas primeiras horas desta sexta-feira (25), por volta das 4h40min (horário local), no centro de Kiev, no segundo dia da invasão russa na Ucrânia. O avanço das forças russas levanta temores de uma multiplicação de ataques contra alvos estratégicos e governamentais na capital ucraniana.
— Os ataques contra Kiev com mísseis de cruzeiro ou balísticos foram retomados. Ouvi duas explosões fortes — disse o vice-ministro do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, em sua conta no Telegram.
O canal de televisão independente russo TV Rain postou, no Twitter, imagens de uma explosão que estaria relacionada a um artefato russo que teria sido abatido pelo sistema de defesa antiaérea da capital ucraniana nesta sexta-feira.
Na quinta-feira (24), o aeroporto militar Antonov, em Gostomel, às portas de Kiev, foi alvo de um ataque de forças russas que chegaram em helicópteros e que entraram em confronto com unidades do exército ucraniano.
Essa infraestrutura está localizada no extremo norte de Kiev e os combates no local foram os mais próximos da capital do primeiro dia da invasão russa.
À noite, o presidente Volodimir Zelensky havia alertado sobre a presença de "grupos de sabotagem" russos que entraram em Kiev e pediu a seus cidadãos que estivessem vigilantes e respeitassem o toque de recolher em vigor.