Dois genros do ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev foram expulsos da direção de grandes empresas de energia - anunciaram autoridades locais neste sábado (15), sinal das lutas pelo poder em curso, após distúrbios sem precedentes no país.
Dimach Dossanov deixou a presidência da empresa nacional de transporte de petróleo KazTransOil, e Kairat Charipbaiev, a da companhia de gás QazaqGaz (antiga KazTransGas), declarou o fundo soberano do Cazaquistão em um comunicado.
De acordo com a imprensa local, Charipbayev, de 58 anos, é marido da filha mais velha de Nazarbayev, Dariga Nazarbayeva, e Dossanov, de 40, é casado com a filha caçula, Aliya.
O anúncio destas medidas se dá após os violentos e mortais distúrbios que abalaram o Cazaquistão no início de janeiro, causando dezenas de mortes.
O atual presidente, Kassym Jomart Tokayev, sucedeu a seu mentor, Nazarbayev, em 2019, uma transição que parecia ter sido bem-sucedida. Este último governou o maior país da Ásia Central com mão de ferro por três décadas.
A crise do início de janeiro expôs as deficiências da elite no poder, e Tokayev atacou Nazarbayev, de maneira inédita na terça-feira, acusando-o de ter favorecido o surgimento de uma "casta de ricos".
* AFP