Os cientistas Syukuro Manabe (Japão/Estados Unidos), Klaus Hasselmann (Alemanha) e Giorgio Parisi (Itália) foram anunciados nesta terça-feira (5) como ganhadores do Prêmio Nobel de Física em 2021. Segundo a Academia Real das Ciências da Suécia, o trio foi escolhido pelas contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas de físicos complexos.
Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do valor será dividido por Manabe e Hasselmann, pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global. A outra irá para Parisi, pela descoberta da interação de desordem e flutuações em sistemas físicos.
Na segunda-feira (4), os biólogos moleculares norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian foram anunciados como Nobel de Medicina por seus avanços revolucionários, feitos de forma independente no final dos anos 1990 e 2000, e agora são usados no desenvolvimento de tratamentos, especialmente para a dor.
O prêmio foi criado por Alfred Nobel, químico sueco inventor da dinamite, que deixou parte de sua fortuna em testamento.
Veja o cronograma da premiação de 2021
- Medicina: segunda-feira, 4 de outubro (Vencedores: David Julius e Ardem Patapoutian)
- Física: terça-feira, 5 de outubro (Vencedores Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi)
- Química: quarta-feira, 6 de outubro
- Literatura: quinta-feira, 7 de outubro
- Paz: sexta-feira, 8 de outubro
- Economia: segunda-feira, 11 de outubro