Mundo

Agenda cheia

Biden visita a Europa na primeira viagem ao Exterior como presidente dos EUA

Entre os compromissos estão encontros com a rainha Elizabeth II e com Vladimir Putin

AFP

Jerome CARTILLIER

Brandon Bell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images / AFP

Quase cinco meses depois de tomar posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden viajará nesta quarta-feira (9) ao Reino Unido, primeira escala de uma visita ao continente europeu que tem a agenda lotada de reuniões de cúpula e que terminará com um encontro com o chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin.

Acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, o presidente democrata comparecerá à reunião de cúpula do G7 na Cornualha, onde a pandemia de covid-19 e a mudança climática estarão na lista de prioridades.

A primeira escala acontecerá na Base Aérea de Mildenhall, leste do Reino Unido, onde o presidente discursará para integrantes da Força Aérea americana. Na quinta-feira (10), está prevista uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e, no domingo (13), Biden visitará a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

— Minha viagem à Europa é uma oportunidade para que os Estados Unidos mobilizem as democracias do mundo — declarou Biden, que repete desde sua posse que os "Estados Unidos estão de volta" e que pretendem ter participação ativas nas questões mundiais.

O presidente também visitará Bruxelas e terá vários encontros bilaterais em uma viagem de oito dias.

— Ele se prepara para isto há 50 anos — afirmou sua porta-voz, Jen Psaki, em referência à longa carreira política do presidente de 78 anos, que foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1972. — Ele conhece alguns destes dirigentes, entre eles o presidente Putin, há décadas — completou.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00