Quase 8 milhões de habitantes de Bogotá ficarão sob confinamento estrito a partir do próximo sábado (10) e pelo menos até segunda-feira (12) para frear os contágios de covid-19 na cidade, anunciou a prefeita Claudia López.
— No próximo fim de semana, sábado, domingo e segunda-feira, vamos todos ficar em casa (...) Em toda Bogotá estarão habilitadas apenas as atividades estritamente indispensáveis — afirmou López em um vídeo publicado no Twitter.
— A terceira onda de contágio já começou, um terceiro pico vai acontecer, mas depende do nosso comportamento (...) para que possamos controlar seus efeitos muito negativos —advertiu a prefeita, antes de destacar que as medidas podem ser prorrogadas na semana seguinte.
A restrição se soma aos toques de recolher noturnos impostos pelo governo nacional nas cidades de Medellín, Cali, Barranquilla e Santa Marta, onde moram quase 7 milhões de pessoas e com o sistema de saúde saturado pelo vírus.
Desde o fim de março, as autoridades colombianas intensificam as restrições noturnas em um esforço para conter uma nova onda de contágios do coronavírus. Mas os novos casos e mortes por covid-19 permanecem em alta no país.
A Colômbia aplicou até o momento ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 em 2,4 milhões de seus 50 milhões de habitantes.
A Colômbia é o segundo país com mais casos de coronavírus na América Latina (2.456.409), atrás do Brasil, e o terceiro com mais morte (64.293), atrás do Brasil e do México.