O democrata Joe Biden solidificou sua vitória sobre Donald Trump na eleição dos Estados Unidos ao ganhar na Geórgia, que tem tendência tradicionalmente republicana, o que o coloca com 306 votos eleitorais, projetaram diversas redes de televisão nesta sexta-feira(13).
A CNN, a ABC e outras anunciaram a corrida no Estado do sul em favor de Biden — essa é a primeira vez que um democrata vence na Geórgia desde Bill Clinton em 1992.
Trump conquistou a vitória na Carolina do Norte, projetaram as redes americanas. Com este resultado, sua contagem final de votos eleitorais foi projetada em 232.
O Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados, decide formalmente a presidência dos Estados Unidos, após a eleição de 3 de novembro.
Biden venceu em 25 Estados, incluindo seu Estado natal Delaware e nos disputados Califórnia e Nova York, assim como na capital dos EUA. O ex-vice-presidente conquistou ainda cinco Estados vencidos por Trump em 2016: Arizona, Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
A mídia dos EUA projetou vitórias para o titular republicano em 25 Estados, incluindo a Flórida e o Texas, assim como em Indiana, Kentucky, Missouri e Ohio - todos os Estados que ele ganhou em 2016.
Nebraska dividiu seus votos eleitorais entre os dois candidatos - quatro para Trump e um para Biden.
O Maine foi vencido por Biden, mas ele obteve apenas três dos quatro votos eleitorais, com o último atribuído a Trump.
Confira lista dos Estados vencidos por cada candidato e o número correspondente de votos eleitorais, com base nas projeções da mídia dos EUA, incluindo CNN, Fox News, MSNBC / NBC News, ABC, CBS e The New York Times.
Donald Trump (232)
- Alabama (9)
- Alaska (3)
- Arkansas (6)
- Flórida (29)
- Idaho (4)
- Indiana (11)
- Iowa (6)
- Kansas (6)
- Kentucky (8)
- Louisiana (8)
- Maine (1)*
- Mississippi (6)
- Missouri (10)
- Montana (3)
- Nebraska (4)*
- Carolina do Norte(15)
- Dakota do Norte (3)
- Ohio (18)
- Oklahoma (7)
- Carolina do Sul(9)
- Dakota do Sul (3)
- Tennessee (11)
- Texas (38)
- Utah (6)
- Virgínia Ocidental (5)
- Wyoming (3)
Joe Biden (306)
- Arizona (11)
- Califórnia (55)
- Colorado (9)
- Connecticut (7)
- Delaware (3)
- Distrito de Colúmbia (3)
- Geórgia (16)
- Havaí (4)
- Illinois (20)
- Maine (3)**
- Maryland (10)
- Massachusetts (11)
- Michigan (16)
- Minnesota (10)
- Nebraska (1)*
- Nevada (6)
- New Hampshire (4)
- Nova Jersey (14)
- Novo México (5)
- Nova York (29)
- Oregon (7)
- Pensilvânia (20)
- Rhode Island (4)
- Vermont (3)
- Virgínia (13)
- Washington (12)
- Wisconsin (10)
* Nebraska divide seus cinco votos eleitorais — dois eleitores são designados com base na pluralidade de votos no Estado e os outros três são atribuídos com base no distrito eleitoral. Biden conquistou um voto, na segunda circunscrição eleitoral.
** Maine tem um método semelhante ao de Nebraska. De seus quatro votos eleitorais, três foram projetados para Biden, enquanto o quarto foi para Trump.