O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno da embaixadora no Brasil, Marichu Mauro, após a divulgação de imagens que mostram a diplomata agredindo uma empregada doméstica. As agressões foram exibidas no programa Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo (25).
Marichu, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores.
"O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica", diz o comunicado.
O anúncio foi feito depois que o Fantástico e o canal GloboNews transmitiram imagens de uma câmera de segurança que mostram Marichu agredindo repetidamente uma funcionária, de 51 anos, que trabalhava na residência oficial da embaixadora, em Brasília.
As imagens foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra a diplomata em agosto. Segundo a TV Globo, o Ministério Público do Trabalho abriu inquérito para apurar o caso.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta ao país de origem, onde as autoridades buscariam sua cooperação no caso.