O candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (11) que escolheu a senadora Kamala Harris, 55 anos, para concorrer em sua chapa como vice-presidente.
"Tenho a grande honra de anunciar que escolhi @KamalaHarris, uma destemida lutadora" e "uma das melhores servidoras públicas do país como minha companheira de chapa", escreveu Biden em sua rede social.
Em anúncio feito nesta terça, o adversário de Donald Trump uniu o perfil de dois grupos de eleitores que serão determinantes na disputa de 3 de novembro: mulheres e negros.
As mulheres são 55% do eleitorado americano, e pesquisas recentes mostram que Biden está até 20 pontos à frente de Trump entre elas: em 2016, Hillary Clinton superou o republicano nesse grupo por apenas 14 pontos percentuais. Entre eleitores negros, Biden tem quase 80% da preferência, mas precisa motivá-los a ir às urnas em novembro, visto que o voto não é obrigatório nos EUA.
Até então, na história dos Estados Unidos houve apenas duas candidatas à vice-presidência: a democrata Geraldine Ferraro em 1984 e a republicana Sarah Palin em 2008. Nenhuma chegou à Casa Branca, assim como nenhuma mulher foi eleita presidente do país.
Mais cedo, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, disse que alguns homens podem se sentir "insultados" pela promessa feita por seu rival democrata, Joe Biden, de escolher uma mulher como candidata à vice-presidência.
— Ele se cercou de um certo tipo de gente — disse Trump em uma entrevista nesta manhã à rádio Fox Sports.
— Algumas pessoas diriam que os homens se sentem insultados por isso e outras pessoas acham que está tudo bem — acrescentou.