A edição 2021 do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), previsto para ser celebrado em Auckland, será virtual devido aos riscos que representam as viagens durante uma pandemia, anunciou nesta terça a Nova Zelândia, país anfitrião.
"Dado o entorno global atual, não é viável receber um grande número de visitantes de alto nível na Nova Zelândia", declarou em um comunicado o ministro das Relações Exteriores, Winston Peters.
Celebrar a cúpula da APEC on-line ao invés de localmente em Auckland, no norte da Nova Zelândia, é uma reação "pragmática" à crise sanitária mundial, avaliou Peters.
"A COVID-19 afetou muito a forma como levamos adiante a diplomacia internacional", reforçou.
Estava previsto que mais de 20.000 pessoas viajassem para a Nova Zelândia para a a cúpula da APEC, que devia reunir 21 nações em novembro de 2021 e é precedida de várias reuniões preparatórias.
A decisão de realizar uma cúpula virtual em 2021 também resolve um problema dos organizadores, que tinham dificuldades em encontrar quartos de hotel suficientes em Auckland, depois que a construção do local previsto para a cúpula foi adiada devido a um incêndio no ano passado.
* AFP