Um avião da Força Aérea do Chile (FACH) que seguia para a Antártida desapareceu com 38 pessoas a bordo nesta segunda-feira (9), informou a instituição em nota oficial divulgada à imprensa. A aeronave, do modelo C130 Hércules, decolou da cidade de Punta Arenas às 16h55min e perdeu contato com a base de controle às 18h13min.
A FACH declarou "estado de alerta por perda das comunicações" e ativou uma operação de resgate com aeronaves e navios da Marinha chilena.
Estavam a bordo do avião 17 tripulantes e 21 passageiros. A aeronave cumpria tarefas de apoio logístico à Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva.
O presidente Sebastián Piñera se declarou "consternado" com o desaparecimento do avião militar e anunciou que viajará a Punta Arenas para monitorar a busca pela aeronave.
Boas condições climáticas
A aeronave perdeu a comunicação quando sobrevoou o mar Drake, uma passagem marítima entre o continente americano e a Antártica, considerada pelos marinheiros como a mais tempestuosa do planeta.
— As condições climáticas para voar eram boas, por isso o voo foi planejado — disse Francisco Torres, diretor de operações da FACH, em um relatório final de incidente. — Começou, e está em processo, a busca e salvamento — disse Torres, que acrescentou que quatro navios mercantes estão a um raio de 100 quilômetros da área onde o contato com a aeronave foi perdido.
O avião tem um sistema ELT que indica sua posição no satélite, mas durante a manhã não teve sucesso em ajudar na localização da aeronave.