Para quebrar o impasse nas negociações do Brexit "ainda há muito trabalho a ser feito" — disse o negociador europeu Michel Barnier, neste domingo (13), faltando apenas 18 dias para a data em que o Reino Unido deve deixar o bloco europeu.
Barnier descreveu como "construtivas", porém, as negociações deste fim de semana entre Londres e Bruxelas, de acordo com um comunicado da Comissão Europeia.
Já um diplomata europeu, que pediu para não ser identificado, mostrou-se mais pessimista, depois de ouvir o relatório de Barnier. Para este diplomata, não há sinais de uma solução rápida para a crise, sugerindo que a posição dos britânicos não foi longe o suficiente.
A cúpula europeia planejada na Bélgica para quinta e sexta-feira foi apresentada como a última chance de evitar uma partida sem acordo. As conversas técnicas entre Londres e Bruxelas estão programadas para continuar na segunda-feira.
O principal obstáculo é como evitar, após o Brexit, o retorno de uma fronteira física entre a Irlanda do Norte, uma província britânica, e a República da Irlanda, que permanecerá como membro da UE.