O primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, anunciou nesta sexta-feira que seis países da União Europeia concordaram em distribuir os 356 migrantes a bordo do navio humanitário "Ocean Viking".
"Todos os migrantes" a bordo da embarcação das ONGs SOS Mediterranée e Médicos Sem Fronteiras serão transferidos para um navio militar maltês, e depois distribuídos entre a França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Romênia, disse Muscat em sua conta do Twitter. "Ninguém ficará em Malta", acrescentou ele.
O acordo foi alcançado "após discussões com a Comissão Europeia e alguns Estados membros, a saber, França e Alemanha", informou.
A França vai receber 150 migrantes dos 356, anunciaram fontes oficiais, que há três dias confirmaram a recepção de outros 40 migrantes de outro navio humanitário, o Open Arms, bloqueado na Itália.
O coordenador das operações de resgate do Ocean Viking, Nicholas Romaniuk, garantiu à jornalista da AFP a bordo do navio que estão aguardando "uma comunicação oficial das autoridades maltesas" para iniciar o desembarque.
* AFP