As autoridades do Japão ordenaram, nesta quarta-feira (3), a evacuação de mais de um milhão de pessoas. Chuvas torrenciais castigam o sul do país, um ano após inundações que deixaram cerca de 200 mortos.
No total, 1,12 milhão de pessoas — nas cidades de Kagoshima e Miyazaki — receberam ordens para deixarem suas casas e seguirem para abrigos. Deslizamentos de terra têm ocorrido nas áreas afetadas. Em Kagoshima, eles chegaram a arrastar vários carros e, até mesmo, soterrar uma casa.
Até agora, não há informações sobre feridos
A ordem de evacuação costuma ser emitida quando há grande probabilidade de ocorrência de desastre natural. Ainda que as autoridades orientem os moradores para procurarem os abrigos, essas instruções são ignoradas com frequência.
O nível de alerta mais elevado da escala se ativa quando um desastre é declarado. Na sequência, ordena-se a população a tomar medidas para proteger sua vida.
A agência meteorológica japonesa advertiu sobre a possibilidade de deslizamentos de terra em várias áreas de Kagoshima. As fortes chuvas devem continuar durante a noite desta quarta-feira.