Um homem de 25 anos que circulava em uma patinete elétrica morreu na segunda-feira ao bater contra um caminhão em Paris, França, informaram fontes próximas ao caso nesta terça-feira (11). Segundo os bombeiros, uma das fontes informou que o jovem não respeitou a prioridade à direita. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
As patinetes elétricas apareceram há pouco mais de um ano em Paris e já somam cerca de 20 mil. Ainda não exite regulamentação para o uso do aparelho, que está envolvido em polêmica sobre a periculosidade.
Na quinta-feira da semana passada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um arsenal de medidas para ordenar o uso das patinetes.
A partir de julho ficará proibido estacioná-las nas calçadas, a velocidade será limitada a 20 km/h – 8 km/h nas zonas para pedestres –, e não poderão ser utilizadas em "parques e jardins". Além disso, se recomendará o uso de capacete.
A intenção era tornar obrigatório o uso do capacete, mas os deputados recusaram na sexta-feira essa medida porque "os franceses estão cansados que lhes imponham obrigações".
Manual de segurança das patinetes elétricas
Além de respeitar os limites de velocidade e de ser maior de 18 anos para locar ou pilotar os equipamentos, há outras recomendações de uso das patinetes. Confira:
- O capacete é responsabilidade do usuário. Use-o sempre bem preso à cabeça e ajustado adequadamente
- Dê sempre preferência ao pedestre, que é o mais vulnerável em caso de colisão
- Nunca trafegue com mais de uma pessoa em cima da patinete
- Jamais use celular ou fone de ouvido enquanto conduz a patinete
- Respeite sempre as sinalizações de trânsito
- Jamais conduza o patinete se houver ingerido álcool
- Segure sempre o guidão com as duas mãos
Fonte: Grin e Yellow