Um dos casais mais populares da atualidade, Barack e Michelle Obama desembarcam no mundo do podcasting. A produtora criada pelos dois em 2018, Higher Ground, acaba de assinar um acordo com o Spotify para criar uma série de programas para o serviço de streaming de áudio, que vem investindo cada vez mais na diversificação de seu conteúdo.
"Estamos empolgados (...) porque os podcasts oferecem uma extraordinária oportunidade para fomentar o diálogo produtivo, fazer as pessoas sorrirem e fazer as pessoas pensarem e, com sorte, aproximar todos nós", disse o ex-presidente dos Estados Unidos em um comunicado divulgado pelo Spotify e a Higher Ground. A ex-primeira-dama também disse que estava "emocionada por ter a oportunidade de amplificar vozes que são muitas vezes ignoradas ou silenciadas".
Durante o ano passado, o Spotify — mais conhecido pelo streaming de playlists de música — entrou no negócio de podcasting. Em fevereiro, pagou US$ 230 milhões pela respeitada produtora norte-americana Gimlet Media.
Vários grandes atores do setor estão buscando desviar a produção de podcast do modelo atual, onde as transmissões de áudio são gratuitas e os produtores obtêm receita de publicidade, em direção a uma plataforma onde os usuários pagam pelo conteúdo diretamente.
A Higher Ground, dos Obama, já assinou um contrato de exclusividade com a Netflix para produção de filmes, séries de televisão e documentários. O projeto foi anunciado em maio de 2018.