As autoridades da Noruega iniciaram neste sábado (23) o resgate de helicóptero de cerca 1,3 mil passageiros de um navio de cruzeiro que sofreu uma avaria perto do litoral do país e ficou à deriva.
"O navio de cruzeiro 'Viking Sky' emitiu um SOS por problemas de motor, com mal tempo", anunciou o Centro de Socorro no sul da Noruega por meio do Twitter. Em outra postagem na rede social, a polícia local informou que os passageiros seriam levados à terra.
— O barco tem só um motor funcionando e os ventos são bastante fortes. Preferimos que as pessoas fiquem em terra do que a bordo do navio — declarou à AFP o chefe de operações da polícia, Tor Andre Franck.
Por volta das 16h30min (11h30min de Brasília), uma centena de pessoas foram evacuadas e não há informações sobre feridos. Quatro helicópteros participam da operação, informou Centro de resgate.
As imagens divulgadas pela imprensa norueguesa, e gravadas a partir do litoral, mostravam grande silhueta branca da embarcação sobrevoada pelos helicópteros, em um mar agitado.
— Vai levar tempo para evacuar todo mundo — acrescentou Franck.
O incidente ocorreu por volta da 14h (9h de Brasília) a algumas milhas marítimas da costa da região de Møre og Romsdal (no oeste da Noruega), uma região onde já ocorreram vários naufrágios.
— É perigoso ter problemas nos motores em águas que escondem numerosos recifes — disse Franck, destacando que as ondas alcançavam oito metros de altura.
Outros barcos foram para a área e foi aberto um centro de acolhida em terra para os passageiros.
— O navio lançou âncora e um dos motores funciona. Está atualmente a cerca de dois quilômetros da costa — explicou Einar Knutsen, porta-voz do Centro de resgate, à emissora d televisão NRK, acrescentando que "até o momento, tudo está correndo bem".
Imagens publicadas nas redes sociais mostram passageiros assustados com a força das ondas e a operação de resgate.