Três pessoas morreram e nove ficaram feridas em um tiroteio em uma estação de bonde na cidade holandesa de Utrecht, informou o prefeito nesta segunda-feira (18). Ele afirmou, ainda, que as autoridades trabalham com a suspeita de que foi um ataque terrorista.
— Neste ponto, podemos confirmar três mortes e nove feridos, três deles graves —disse o prefeito de Utrecht, Jan van Zanen.
O suspeito de efetuar os disparos, identificado como Gökmen Tanis , estaria em fuga, informou a polícia. Conforme autoridades, o incidente foi registrado às 10h45min, horário local (6h45min em Brasília), em uma. Uma unidade antiterrorista foi enviada pelas autoridades ao local do episódio.
"Tiroteio na praça 24 de Outubro. Vários feridos. Iniciamos uma operação de assistência", afirmou a polícia em sua conta no Twitter. "Um tiroteio em um bonde. Enviamos vários helicópteros", completou.
Segundo testemunhas, o homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória. Depois, fugiu.
Outros locais da cidade também registraram disparos, segundo a Agência Nacional de Segurança e Contra-Terrorismo (NCTV).
— Houve tiroteios esta manhã em vários lugares em Utrecht — afirmou o diretor da NCTV, Pieter-Jaap Aalbersberg, em uma coletiva de imprensa em Haia, acrescentando que "uma grande operação policial está em andamento para encontrar o atirador".
O governo da Holanda elevou o alerta de terrorismo ao nível máximo na província de Utrecht porque o atirador está foragido. Além disso, a segurança foi reforçada nos principais edifícios e aeroportos do país, incluindo o aeroporto Amsterdã-Schiphol.