Agentes da Guarda Civil de Izco, em Pamplona, na Espanha, encontraram na segunda-feira (6) o corpo do brasileiro Fernando Luiz Righi de Oliveira, 68 anos. Ele estava desaparecido desde sábado (4), quando realizava o Caminho de Santiago de Compostela.
Membros do Grupo de Guia Canino da Polícia Foral, da Brigada de Proteção Ambiental e da Delegacia de Polícia de Sangesa participaram da busca do peregrino junto com o Instituto Armado.
Segundo Fernando Luiz Righi de Oliveira Júnior, 43 anos, o pai estava realizando o Caminho de Santiago pela terceira vez e nesta última teve um mal súbito. Ele contou que, durante o percurso, Oliveira sempre mantinha contato com a família e que o último foi feito na sexta-feira (3) .
O filho disse ainda que, no sábado, a família começou a se preocupar e sentir falta da comunicação com o pai.
— Meu pai nunca teve problemas de saúde. Ele gostava muito de viajar. Ele planejava passo a passo da viagem. Estava aposentado e gostava de ficar com os netos, de ir para casa da praia e planejar as viagens — disse Júnior.
O filho informou que, por causa dos trâmites burocráticos, a mãe e a irmã decidiram cremar o corpo do brasileiro em Pamplona, na Espanha, e levar a cinzas para Porto Alegre, onde Fernando Luiz Righi de Oliveira morava com os familiares.
Fernando fazia parte da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (ACAARGS), que, em nota, lamentou a morte do associado. "Sentimos muito dar essa noticia, pois a cada peregrino que entregamos a credencial, recebemos um abraço apertado e vemos o brilho nos olhos de cada um. Esse brilho agora é eterno peregrino", diz trecho da nota.
Natural de Santa Maria, o peregrino havia postado há uma semana, em sua página no Facebook, sobre a viagem que fazia:
"Iniciando na fronteira com a França na terça 31/07, ai sim terei pela frente uns 1100 km e 48 dias de passeio por montanhas, litoral, campos, cidades....(muitas emoções)....apenas 3 dias terão cenários repetidos em relação aos outros dois caminhos. Desta feita vou passar por 5 caminhos diferentes, combinados entre si. Então, pé na estrada que caminho se faz ao caminhar....estarei de volta em 20/09, em tempo de comer uma costela no dia do gaucho."