Ao menos 18 soldados morreram neste sábado (24) em um ataque reivindicado pelos talibãs, contra a base militar de Farah, no oeste do Afeganistão. O anúncio foi feito pelo ministério da Defesa.
— Um número importante de insurgentes atacou a base de Bala Buluk, na província de Farah. Infelizmente, perdemos 18 soldados e dois ficaram feridos — afirmou o porta-voz do ministério, general Daulat Wazir, que anunciou o envio de reforços ao local.
O vice-governador da província, Yunus Rasooli, confirmou o ataque e anunciou o envio de uma comissão de investigação. Os talibãs reivindicaram o ataque no Twitter, com uma mensagem de seu porta-voz Zabiullah Mujahid, que menciona "20 soldados mortos e dois sequestrados".
Este foi o quarto ataque de sábado contra alvos do governo, após três atentados suicidas contra a sede do Serviço de Inteligência Afegão (NDS), em Cabul, e contra postos do NDS e do exército em Helmand.
Em Cabul, três pessoas morreram e cinco ficaram feridas, de acordo com o ministério do Interior. O ataque não foi reivindicado. Já na província de Helmand, dois atentados reivindicados pelos talibãs deixaram dois mortos e sete feridos entre os soldados, além de sete feridos dentro da unidade do NDS. Os talibãs controlam dez dos 14 distritos desta província do sul.