Uma colisão entre um trem e um caminhão em uma passagem de nível, nesta quinta-feira (4), no centro da África do Sul, deixou ao menos 14 mortos e 190 feridos. Segundo testemunhas, o trem descarrilou e pegou fogo após colidir com o caminhão, em circunstâncias ainda não esclarecidas, perto da cidade de Kroonstad, a cerca de 200 quilômetros da capital Joanesburgo.
— O balanço atual é de 14 mortos e cerca de 190 feridos — declarou um porta-voz do Ministério da Saúde, Mondli Mvambi, alertando que o número de vítimas ainda pode aumentar.
O trem, que fazia o trajeto entre Port Elizabeth, ao Sul, e Joanesburgo, transportava, segundo a companhia ferroviária Shosholoza Meyl, 429 passageiros. Muitos deles voltavam para casa depois das férias de verão.
— Ainda precisamos entrar em alguns vagões para ver se há pessoas presas. Não sabemos o que podemos encontrar — declarou um responsável da companhia ferroviária, Leboho Mokhalipha.
Alguns dos feridos foram atendidos no local do acidente, enquanto outros precisaram ser levados para hospitais.
O acidente aconteceu por volta das 9h (5h de Brasília), quando o caminhão de dois eixos atravessava a linha férrea. O motorista do veículo foi hospitalizado e será submetido a exames para detectar a possível presença de álcool no sangue.
As circunstâncias exatas da tragédia ainda devem ser esclarecidas. Muitas das passagens de nível na África do Sul não possuem barreiras de segurança.
O último grave acidente envolvendo um trem no país deixou 15 mortos, em 2015, quando um micro-ônibus caiu em uma via férrea e atingiu um trem.
Em 1994, 64 pessoas morreram no descarrilamento de um trem perto da cidade de Durban, no nordeste sul-africano.