O ex-presidente norte-americano Barack Obama declarou "apoio" a Emmanuel Macron, centrista que disputa a presidência da França com a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen. O vídeo com a declaração do ex-mandatário dos Estados Unidos foi publicado nas redes sociais pelo movimento de Macron, En Marche.
– Quero que saibam que apoio Emmanuel Macron – afirmou Obama, em inglês.
Leia mais
Os principais pontos dos programas de governo de Macron e Le Pen
Rodrigo Lopes: "Todos contra Le Pen", o lema de 2002 repaginado
Luiz Antônio Araujo: Animais e insubmissos
Esta eleição, que opõe Macron à candidata da extrema-direita Marine Le Pen, tem "uma importância capital para o futuro da França e os valores que nos são caros", acrescentou o ex-presidente.
Por telefone, Obama conversou com Macron três dias antes do primeiro turno. O democrata explica no vídeo que "sempre sentiu gratidão pela amizade do povo francês e pelo trabalho realizado em conjunto" quando era chefe de Estado.
"Não tenho a intenção de me envolver em muitas eleições agora que já não me apresentarei (a outras)", declarou, mas "o sucesso da França é importante para todo o mundo".
Na quarta-feira (3), Macron e Le Pen se enfrentaram em um debate transmitido pela televisão. O segundo turno das eleições francesas ocorre no domingo (7).
*AFP