Turquia e Rússia chegaram a um acordo para um plano de cessar-fogo em toda a Síria que deve entrar em vigor a partir da madrugada desta quarta-feira, anunciou a agência turca pró-governo Anadolu. O pacto tem como objetivo estender a trégua instaurada em Aleppo para o restante do país, mas não leva em consideração os grupos rebeldes.
Em caso de sucesso, o acordo servirá de base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição, que Moscou e Ancara desejam organizar em Astana, capital do Cazaquistão.
Leia mais
Ex-presidente argentina Cristina Kircher é acusada de associação ilícita
Autoridades dos EUA acreditam que imigrantes brasileiros estão vivos
A agência turca não informa onde e como o plano foi negociado. No entanto, durante das últimas semanas, aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.
Desde o início da guerra na Síria, Rússia e Turquia manifestavam posições contrárias. Enquanto Moscou apoiava de modo veemente o regime de Bashar al-Assad, Ancara respaldava a oposição e pedia a saída do poder do presidente sírio.
Nos últimos meses, entretanto, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Turquia na fronteira sírio-turca, os dois países iniciaram uma cooperação na Síria.
A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias – apoiadas pela aviação russa – contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.