Mundo

Japão

Terremoto de magnitude 6,9 atinge Fukushima e alerta de tsunami é emitido

Agência Meteorológica do Japão disse que tremor ocorreu por volta das 6h da manhã em uma profundidade de 11,3 quilômetros

Estadão Conteúdo

AFP

Um forte terremoto com magnitude 6,9 na escala Richter atingiu a costa da cidade de Fukushima, no Japão. Um aviso de tsunami com ondas de até três metros foi emitido.

A Agência Meteorológica do Japão disse que o terremoto ocorreu por volta das 6h da manhã de terça-feira (19h de segunda-feira pelo horário de verão de Brasília) em uma profundidade de 11,3 quilômetros. A agência havia estimado anteriormente a magnitude do terremoto em 7,3 graus, e a profundidade a 10 quilômetros. Ainda não há informações de feridos.

Leia mais
Primeiro barco chega à região do terremoto na Nova Zelândia
Nova Zelândia cancela alerta de tsunami após terremoto
Tremor de 6,2 na escala Richter atinge o noroeste de Argentina

O Japão se situa na junção de quatro placas tectônicas e experimenta uma série de tremores violentos a cada ano. Em março de 2011, um terremoto de 9,0 graus de magnitude provocou um tsunami na costa nordeste do Japão, deixando mais de 18 mil mortos e desaparecidos, e derretendo três reatores da usina nuclear de Fukushima, o que provocou a liberação de uma grande quantidade de material radioativo.

Em abril passado, dois fortes terremotos atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, e foram seguidos por mais de 1,7 mil tremores secundários, deixando pelo menos 50 mortos e causando danos generalizados.

A cidade de Fukushima fica a 250 quilômetros ao norte de Tóquio.

Veja a localização:

Leia as últimas notícias de Mundo

*Estadão Conteúdo e AFP

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esportes ao Meio-Dia

12:00 - 12:50