Um forte terremoto com magnitude 6,9 na escala Richter atingiu a costa da cidade de Fukushima, no Japão. Um aviso de tsunami com ondas de até três metros foi emitido.
A Agência Meteorológica do Japão disse que o terremoto ocorreu por volta das 6h da manhã de terça-feira (19h de segunda-feira pelo horário de verão de Brasília) em uma profundidade de 11,3 quilômetros. A agência havia estimado anteriormente a magnitude do terremoto em 7,3 graus, e a profundidade a 10 quilômetros. Ainda não há informações de feridos.
Leia mais
Primeiro barco chega à região do terremoto na Nova Zelândia
Nova Zelândia cancela alerta de tsunami após terremoto
Tremor de 6,2 na escala Richter atinge o noroeste de Argentina
O Japão se situa na junção de quatro placas tectônicas e experimenta uma série de tremores violentos a cada ano. Em março de 2011, um terremoto de 9,0 graus de magnitude provocou um tsunami na costa nordeste do Japão, deixando mais de 18 mil mortos e desaparecidos, e derretendo três reatores da usina nuclear de Fukushima, o que provocou a liberação de uma grande quantidade de material radioativo.
Em abril passado, dois fortes terremotos atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, e foram seguidos por mais de 1,7 mil tremores secundários, deixando pelo menos 50 mortos e causando danos generalizados.
A cidade de Fukushima fica a 250 quilômetros ao norte de Tóquio.
Veja a localização:
*Estadão Conteúdo e AFP